Minicursos e Oficinas

Preencha a formulário e envie com o título do minicurso ou oficina desejado para o e-mail  enecina2012@gmail.com 

Há atividade de quatro horas, no qual ocuparão dois dias (2 e 3 de outubro). Há também atividades de duas horas, em que podem ser no dia 2/10 ou no dia 3/10, neste caso, pode-se escrever em duas atividade de duas horas.


FICHA DE INSCRICAO de MINICURSO_OFICINA (1) (1).doc (112,5 kB)

 

MINICURSO 1

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONHECENDO AS FACES DO DESAFIO DO SÉCULO XXI

Professora Alessandra Gomes Brandão

O Aquecimento Global se apresenta, na atualidade, como um problema que possui causas e consequências globais.  De forma muito mais contundente que problemas como a chuva ácida e o buraco na camada de ozônio, as mudanças climáticas colocam a humanidade no “centro da arena”, já que as “ações humanas” são apontadas como a causadora do maior problema já enfrentado pelas sociedades.

Longe de ser um tema de fácil entendimento, as mudanças climáticas, na forma que são expostas pela mídia, incentiva mais confusão que entendimento, já que apela para uma pressão psicológica onde as “ações humanas” – um conceito vago – colocam o mais simples dos camponeses em pé de igualdade com megaempresas petrolíferas na responsabilidade do problema, mesmo que o discurso suavize isso com um reconhecimento estratégico da culpa dos países ricos.

A proposta desta oficina, no entanto, não é a defesa da tese cética sobre o aquecimento global, mas propor uma discussão apoiada em aspectos históricos, que possam nos conduzir ao desenvolvimento de um olhar mais aprofundado sobre o desafio do século XXI, que esconde, em seu interior, mais interesses e disputas do que consenso. Também não é pretensão tratar de todos os temas referentes ao mesmo, mas trazer provocações que estimulem um novo olhar e, principalmente, que desperte o senso crítico tão importante no olhar docente.

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 2

ANÁLISE DE DADOS PARA PROJETOS DE PESQUISA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A ABORDAGEM “ENTIDADE-PROPRIEDADE-RELAÇÃO” DE D.B. MACNAUGHTON

Professor Thierry Ray Jehlen Gasnier

Será apresentada a abordagem “Entidade-Propriedade-Relação” que lida com conceitos básicos sobre como transformar um problema científico em uma planilha conceitual para planejamento, apresentação gráfica e  análise de dados.  Os conceitos são bastante intuitivos e podem ser transmitidos para alunos de ensino médio. Adicionalmente, será discutida a idéia de testes de hipóteses por julgamento centrado e por julgamento competitivo.

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 3

DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Professora Edna Lopes Hardoim

O professor precisa aprender a vivenciar múltiplos contextos e a conviver com múltiplas subjetividades por estar diante de uma nova realidade social, respaldada por uma legislação específica, ou não, como o Art. 58 e Inciso III  do Art.59 da Lei Nº 9.394/1996 – LDBEN –que dispõem sobre a necessidade de professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes regulares, reforçados pelo Decreto 5626/2005, que dispõe sobre o ensino de LIBRAS nos cursos superiores. Desta forma, esta é uma proposta de inclusão social a partir da educação científica, visto que possibilita o desenvolvimento de competências para a construção do conhecimento da realidade social, política, cultural, econômica e educativa. Políticas afirmativas para a Educação se constituem como um dos instrumentos eficazes para o resgate e a promoção dos povos historicamente excluídos e são meios que podem ajudar na luta contra a marginalização possibilitando o desfazimento de desigualdades incompatíveis com o Estado democrático de direito e  que visam uma sociedade norteada por relações sociais justas, igualitárias e solidárias, que tenham como objetivo a emancipação humana. Portanto, entendemos ser fundamental avançar Nas sensações e compreensões individuais, para a compreensão e ação coletiva.

Acadêmicos(as) das área das Ciências da Natureza e professores(as) de Ciências da rede pública de Ensino que desejem discutir sobre diversidade e educação inclusiva. Poderão, ainda, se inscrever pessoas cegas ou surdas que trabalhem com ou estudem Ciências Naturais ou Licenciatura em Ciências Biológicas

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 4

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE HUMANA

Welton Yudi Oda

Poucos docentes de ciências, que trabalham interfaces com a saúde, compreendem os processos saúde-doença em sintonia com a literatura especializada, a maioria explicita visões não coetâneas. Assim, apresentaremos elementos históricos que constituíram nossa visão de saúde contemporânea. Com o objetivo de contribuir para uma compreensão histórica e epistêmico-sociológica dos processos saúde-doença. Visando o público de docentes dos ensinos médio, fundamental e superior das áreas de Saúde, Ciências e Biologia

Carga Horária: 2 horas. Dia: 2/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 5

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM CIÊNCIAS

Welton Yudi Oda

Promover a discussão sobre a Docência Universitária em Ciências, apresentando elementos em voga na literatura especializada, dificuldades e desafios contemporâneos. O objetivo de atrair o interesse do docente universitário para a importância da formação profissional docente. O público de docentes do ensino superior e postulantes.

Carga Horária: 2 horas. Dias: 3/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 6

OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Sônia Cláudia Barroso da Rocha, Danielle Portela de Almeida, Hiléia Monteiro Maciel, Maria das Graças Alves Cascais

O minicurso abordará a temática dos espaços não formais e sua aplicação para o Ensino de Ciências. Segundo Jacobucci (2008) o termo “espaço não-formal” tem sido utilizado atualmente por pesquisadores em Educação, professores de diversas áreas do conhecimento e profissionais que trabalham com divulgação científica para descrever lugares, diferentes da escola, onde é possível desenvolver atividades educativas. A escola já não é mais o único espaço para a promoção da aprendizagem, estando a educação em ciências, também, presente nos espaços não formais de ensino. Tais espaços proporcionam recursos e objetivos educacionais diferentes e não encontrados dentro das escolas. Diante disso, nota-se que aulas tradicionais já não são a única forma de exposição de conteúdos, sendo assim, novas possibilidades devem ser experimentadas para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Os espaços não formais possibilitam observações que não são possíveis dentro de uma sala de aula, além da curiosidade que esses espaços despertam nos alunos (ALMEIDA & FACHÍN-TÉRAN, 2011). Professores e estudantes (os estudantes a partir do Ensino Médio) (20 no máximo).

O curso terá duração de 2h. No primeiro momento acontecerá a divulgação do grupo de pesquisa de espaços não formais; posteriormente ocorrerá uma palestra sobre a caracterização de alguns espaços da cidade de Manaus, em seguida serão apresentadas algumas orientações didáticas para trabalhar em espaço não formais, finalizaremos com uma atividade em uma das trilhas da Ufam.

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 7

A INCLUSÃO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Rafael Dias Silva

O minicurso foi elaborado visando a capacitação de professores da rede pública de ensino e comunidade interessada em aprender a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e aplicá-la na sala de aula atendendo alunos surdos e instrumentalizando-se para transpor esse conhecimento para o ensino da disciplina Ciências. Os cursos de licenciatura e pedagogia de todo o Brasil, serão obrigados até o ano de 2015 (prazo máximo), a contratar um profissional em LIBRAS para colaborar na formação dos futuros profissionais da docência da educação básica, os quais deverão cumprir uma carga horária mínima de 120 horas neste idioma. Alunos da Licenciatura, Professores da rede pública e privada e comunidade interessada.

Total inscrições: 40 vagas e 4 horas(240 minutos)

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.

 

MINICURSO 8

Impactos da poluição atmosférica na saúde, com foco em doenças cardiovasculares

Angelica Martins Espinosa

CANCELADO.

 

 

OFICINA 1

CALCULADORAS EM AULAS DE MATEMÁTICAS

Professor Wagner da Silveira Marques

A presente oficina trata da utilização da calculadora em aulas de Matemática de forma a seduzir o aluno a construir o conhecimento e não se ancorar apenas nas soluções dos cálculos envolvidos, podendo ser utilizada em outras disciplinas que necessitem da realização de contas.

Cada participante é responsável de trazer uma calculadora básica com as quatro operações, funções de memória e raiz quadrada.

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.

 

OFICINA 2

 

SANGARI, A METODOLOGIA DO CTC!SUA ATUAÇÃO NA SALA DE AULA

Gabriel Muca do Vale Pereira

Ministrar uma breve apresentação da empresa Sangari, e do programa CTC! e desenvolver algumas atividades propostas no material que explicite a metodologia investigativa presente nas atividades. Apresentar a empresa Sangari aos alunos de graduação e demais participantes do evento oriundos do Amazonas e outros Estados. Apresentar o programa CTC! sua metodologia utilizando algumas atividades propostas no material.

Graduandos e profissionais de Ciências Naturais ou áreas afins ligadas à educação, e profissionais envolvidos no Ensino de Ciências.

Carga Horária: 4 horas. Dias: 2/10 e 3/10 às 8-10:30 horas.